Results for 'Alex Campos Moura'

999 found
Order:
  1.  20
    Valverde, M. (org.). Merleau-Ponty em Salvador. Salvador: Arcadia, 2008.Alex Campos Moura - 2012 - Doispontos 9 (1).
    O pensamento de Merleau-Ponty como instituição.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    A Natureza e o infinito: Merleau-Ponty leitor de Descartes.Alex de Campos Moura - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (1).
    Nossa proposta neste ensaio é descrever a primeira problematização apresentada por Merleau-Ponty a respeito da noção de Natureza em seus cursos ministrados no Collège de France,defendendo a hipótese de que ele a constrói, em grande medida, através de um diálogo e de umainterpretação particular do pensamento cartesiano. Procuraremos mostrar que Merleau-Pontyreconhece em Descartes a permanência de uma ontologia implícita ou latente – coexistente com suaontologia “oficial” –, que “resiste” à formulação puramente inteligível da ideia de Natureza, e que,por isso mesmo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    A visão como abertura.Alex De Campos Moura - 2009 - Cadernos Espinosanos 20:131.
    Este texto pretende propor um breve comentário sobre o início do ensaio O Olho e o Espírito de Merleau-Ponty. Fazendo um recorte no movimento mais amplo de reconfiguração ontológica sugerido no ensaio, busca-se aqui indicar como a análise do corpo feita pelo filósofo aponta já para um outro tipo de ser, conduzindo ao reconhecimento de uma imbricação interna entre o subjetivo e o objetivo. Procura-se mostrar que o corpo já revela a estrutura reversível que se reconhecerá em todo o percebido, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    Comentário: As fronteiras fenomenológicas entre cognição e mundo.Alex de Campos Moura - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):173-176.
    Resumo Este artigo defende o ponto de vista de que as bases da ciência cognitiva contemporânea estão em sintonia com o pensamento de Merleau-Ponty, em seus aspectos antiobjetivista e antirrepresentacionalista. A ideia de representação mental é contestada, tanto na CC quanto no pensamento de Merleau-Ponty. A cognição não espelha um mundo exterior independente dos sujeitos incorporados. O mundo é um existencial, como afirmam Merleau-Ponty e a CC. A hipótese da representação mental supõe que o mundo pode ser percebido de forma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  14
    Hannah Arendt em diálogo com a fenomenologia: Sartre, Merleau-ponty E a trama entre liberdade E temporalidade.Alex de Campos Moura - 2021 - Kriterion: Journal of Philosophy 62 (150):777-799.
    RESUMO Neste ensaio, discutiremos o modo como a relação entre liberdade e temporalidade aparece em momentos determinados da reflexão de Hannah Arendt, Sartre e Merleau-Ponty, tomando como eixo de investigação a maneira pela qual cada um deles concebe a articulação entre permanência e mudança na descrição da dinâmica temporal. Com isso, pretende-se estabelecer um horizonte de convergência e, em seu interior, explicitar dois encaminhamentos distintos para uma questão similar, mostrando como é possível estabelecer um eixo fenomenológico comum e, ao mesmo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  29
    Ser E linguagem em Merleau-ponty.Alex de Campos Moura - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 20:90-102.
    Neste artigo, procuraremos mostrar que há na análise merleau-pontyana da linguagem um projeto ontológico implícito, baseado na tentativa de desvelar uma estrutura de Ser em que lógica e contingência, unidade e diversidade, encontram-se constitutivamente ligados, fazendo do subjetivo e do objetivo momentos reversíveis em uma totalidade comum.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  13
    Sobre os limites da razão: um diálogo entre Lefort e Merleau-Ponty.Alex De Campos Moura - 2018 - Discurso 48 (1):71-83.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Antônio Gramsci , de Maurice Merleau-Ponty.Alex Sandro Calheiros de Moura & Leandro Neves Cardim - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):351-354.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  16
    Os limites da razão: Literatura e Metafísica em Merleau-Ponty.Alex Moura - 2023 - Dois Pontos 20 (1).
    Neste artigo, buscaremos discutir o modo pelo qual a literatura pode conduzir – e, talvez, mesmo exigir – uma mudança no próprio estatuto da filosofia, especialmente no caso da fenomenologia, ao tornar explícita a existência de um outro modelo de racionalidade, distinto de sua concepção clássica. Para isso, trabalharemos a partir das descrições propostas por Merleau-Ponty sobre o tema, concentrando-nos, nesse artigo, no período de sua obra entre o final dos anos quarenta e início dos anos cinquenta. Ao lado da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  12
    Ensaios de complexidade 3.Maria da Conceição de Almeida Moura & Alex Galeno (eds.) - 2013 - Natal: EDUFRN, Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  16
    Merleau-Ponty leitor de Freud.Alex Moura - 2016 - Doispontos 13 (3).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  9
    A função docente na Sociedade do Conhecimento.Maria das Graças Vieira, Iracema Campos Cusati & Fernanda Matos de Moura Almeida - 2014 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 3 (1).
    Nos últimos anos o mundo passou a conviver com um processo de expressivas mudanças sociais, culturais e econômicas. O novo século iniciou mitificado como a nova era, em que os avanços são tão acelerados que o futuro se torna, de certa forma, desconhecido. O mundo depara-se com uma nova forma de ver o tempo, o poder, o trabalho, a comunicação, a informação, as instituições e, especialmente, a educação e a função docente, foco da reflexão neste trabalho. A abordagem propõe a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  22
    Moura, Alex de Campos. Entre o Ser e o Nada: a dissolução ontológica na filosofia de Merleau-Ponty. São Paulo: Ed. Humanitas, 2012. [REVIEW]Gisele Batista Cândido & Mariana Cabral Tomzhinsky Scarpa - 2012 - Doispontos 9 (1).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  4
    Intersecções entre a história e a geo-história: a arte enquanto observatório do Antropoceno.Chana De Moura - 2021 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 19 (1).
    Mapeando brevemente alguns eventos desencadeados pelo período denominado, por alguns cientistas, como Antropoceno, este estudo busca estabelecer um observatório deste período através da ótica do campo das artes, do cinema e da filosofia. Pretende-se compreender como práticas artísticas podem ser concebidas de forma a sublinhar as incoerências referentes à intervenção humana no sistema e na atmosfera terrestre. Para tal, este estudo recruta trabalhos de artistas como Alice Miceli, Andrei Tarkovsky e Jacob Kirkegaard, em suas potencialidades de prevenção, educação e crítica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Reinvenção da Cidadania, Empowerment no Campo da Saúde Mental e Estratégia Política no Movimento de Usuários.Eduardo Mourão Vasconcelos - 2000 - In Paulo Amarante (ed.), Ensaios: subjetividade, saúde mental, sociedade. Rio de Janeiro, RJ: Editora Fiocruz.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  47
    Psicologia, educação e análise institucional: perspectivas no campo da formação de educadores.Ângela Maria Dias Fernandes, Andréia Maia Accioly Moura, Diana Jaqueira Fernandes, Emanuella Cajado Joca & Gabriela Fernandes Rocha Patriota - 2009 - Revista Aletheia 29:204-216.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. As várias faces estéticas na formação humana: o fecundo universo da Filosofia da Educação.Lúcia Schneider Hardt & Moura - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (1):89-108.
    Resumo : O texto deseja investigar a categoria “estética” no campo da filosofia da educação. Formar-se significa dar a si mesmo o direito de escolher trajetórias diante do fecundo universo interpretativo à disposição no meio acadêmico. A força do educador na relação com o estudante implica ensinar a ruminar sobre suas escolhas estéticas para bem argumentar na relação com outras abordagens filosóficas. Cabe aos educadores no ensino superior e especialmente aqueles do campo da Filosofia e das Teorias da Educação provocar (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  14
    Fraternidade, Diálogo e Missão Como Base Para Uma Educação Franciscana.Iglê Moura Paz Ribeiro & Diego Carlos Zanella - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (31):43-53.
    Este artigo visa contribuir com o entendimento da formação humana ocidental e de seus desafios contemporâneos, em meio ao crescente desenvolvimento da natureza humana e de suas reflexões. Visando fazer frente a essas perspectivas, profundamente marcadas pela fraternidade, diálogo e compromisso, cujo pano de fundo é São Francisco de Assis, considerando que suas vivências contribuírem para a formação humana e educativa da humanidade. Nesta dimensão, o artigo pretende realizar um resgate de cunho teórico/filosófico, que possibilite a construção de uma abertura (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Envelhecimento e direitos humanos // Ageing and human rights.Pedro Moura Ferreira - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):183-197.
    O envelhecimento da população, ou seja, o peso das pessoas mais velhas no conjunto da população, é uma tendência globalmente partilhada que resulta do fato de as pessoas viverem mais em consequência dos progressos realizados pela humanidade. Não se trata apenas do aumento do peso da população sênior. A extensão da longevidade tem implicado o reforço do grupo de idade mais avançada, a chamada “grande Idade”, colocando a taxa de crescimento do grupo com mais de 85 anos acima da do (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    Apontamentos Sobre a Escrita Acadêmica No Contexto Acadêmico-Científico da Pesquisa Em Educação.Tânia Gregório & Aline de Carvalho Moura - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    Este capítulo tem por cerne a escrita acadêmica, considerando-a dentro do contexto da linguagem científica. Nesse sentido, tem-se por objetivo colocar em debate duas questões fundamentais: a necessidade de rigor na escrita acadêmica e a necessária inter-relação entre a leitura e a escrita acadêmica na produção do conhecimento científico. O referencial teórico que subsidia esse debate centra nas contribuições de Pierre Bourdieu para o campo científico.De forma descritiva, apresenta-se neste capítulo um levantamento das produções bibliográficas publicadas em periódicos relacionados à (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    O ensino de filosofia no processo de resistência.Alex Fabiano Correia Jardim & Adhemar Santos de Oliveira - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):332-346.
    O presente artigo propõe levantar uma série de problemas para tentar pensar as possibilidades do ensino de filosofia como um processo de resistência e luta contra àquilo que Deleuze e Guattari chamaram de ‘inimigos da filosofia: os pós-kantianos,o filósofo alemão Friedrich Hegel e especialmente, o marketing. A partir da crítica desenvolvida, abordaremos também como o ensino de filosofia poderia criar linhas de fuga àquilo que Silvio Gallo chamou de ‘educação maior’. Pretendemos pensar a filosofia e a educação tendo como fio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. O pensamento em constelação adorniano como possibilidade de reflexão crítica sobre as práticas formativas em contextos educativos // Thought on Adorno's constallation as critical reflection possibility of practice formation in educational contexts.Alex Sander da Silva & Azeredo - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):275-287.
    Este texto pretende apresentar reflexões acerca do pensamento em constelação proposto por Adorno para problematizar as práticas formativas colocadas em movimento nos contextos educativos. Para tanto, nos utilizamos da pesquisa bibliográfica para pensar criticamente sobre a formação dos sujeitos nos contextos educativos. Inspirados no pensamento adorniano nos reportamos ao conceito de constelação e, posteriormente, às categorias de emancipação e autorreflexão. As problematizações construídas nesse trabalho podem contribuir para o desvelamento da multiplicidade de questões que envolvem a complexidade do campo educativo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. A ordem do discurso de Michel Foucault: 50 anos de uma obra que revelou o jogo da rarefação dos sujeitos e a microfísica dos discursos (19th edition).Alex Pereira de Araújo - 2020 - Unidad Sociológica 5:14-23.
    Este ensaio celebra as cinco décadas da publicação do livro A ordem do discurso de Michel Foucault, realizando uma reflexão acerca de sua repercussão entre as ciências sociais e sobre seus usos, principalmente, no campo da linguagem na parte relacionada à análise do discurso de linha francesa. Portanto, trata-se de uma retrospectiva crítica cuja análise começa com a entrevista que Foucault concedeu algumas semanas antes de proferir esta aula aos brasileiros Sergio Paulo Rouanet e José Guilherme Merquior. Em seguida, o (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  24.  97
    Para ler A ordem do discurso de Michel Foucault.Alex Pereira de Araújo - 2017 - Academia.Edu.
    Este roteiro de leitura, que ora apresentamos, tem como objetivo principal tornar mais acessível, ou melhor, mais inteligível A ordem do discurso de Michel Foucault para aqueles que se arriscam a entrar nesta ordem por meio de sua análise do discurso redimensionada nesta sua aula inaugural. É um roteiro simples que procurou atender minimamente aos leitores iniciantes deste texto que se tornou um clássico no campo das Humanidades e das ciências empíricas como o Direito e a própria Medicina, campos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  25. O pensamento em constelação adorniano como possibilidade de reflexão crítica sobre as práticas formativas em contextos educativos // Thought on Adorno's constallation as critical reflection possibility of practice formation in educational contexts.Alex Sander da Silva, Jéferson Luís de Azeredo & Ricardo Luiz de Bittencourt - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):275-287.
    Este texto pretende apresentar reflexões acerca do pensamento em constelação proposto por Adorno para problematizar as práticas formativas colocadas em movimento nos contextos educativos. Para tanto, nos utilizamos da pesquisa bibliográfica para pensar criticamente sobre a formação dos sujeitos nos contextos educativos. Inspirados no pensamento adorniano nos reportamos ao conceito de constelação e, posteriormente, às categorias de emancipação e autorreflexão. As problematizações construídas nesse trabalho podem contribuir para o desvelamento da multiplicidade de questões que envolvem a complexidade do campo educativo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  60
    A NOÇÃO DE FÓRMULA DE KRIEG-PLANQUE SOB A ORDEM DO DISCURSO DE FOUCAULT.Alex Pereira De Araújo - 2015 - Revista Eletrônica de Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação 5 (1):5-21.
    Este artigo empreende uma discussão acerca da noção de fórmula discursiva nos trabalhos de Krieg-Planque e de um possível diálogo com o trabalho desenvolvido por Foucault, sobretudo, a partir do modo como o filósofo percebe o discurso, uma vez que ambos pertencem a uma tradição epistemológica francesa. Dessa forma, vamos adentrar pelo percurso de lapidação da noção de fórmula, tomando, para isso, a entrevista que Krieg-Planque concedeu a Philippe Schepens do Laboratoire de Sémio-linguistique, didatique e informatique (LASELDI) e do livro (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  33
    Genesis and reception of Ludwik Fleck's epistemological project.João Alex Carneiro - 2015 - Scientiae Studia 13 (3):695-705.
    RESUMOA climatologia está no centro de um dos debates mais polarizados da atualidade, apresentado como confronto entre os defensores da existência de um aquecimento global antropogênico e aqueles que rejeitam sua existência. A instituição chave para esse tema é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, um corpo simultaneamente científico e político. O debate surge aí mesclado com a discussão política sobre as respostas adequadas ao aquecimento global. Mas, rechaçados nesse terreno, os negacionistas transpõem o debate para a mídia, onde mobilizam (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  79
    A ética do cuidado no exercício da enfermagem: um olhar sobre os pacientes oncológicos (The ethics of care in the practice of nursing: a look at the oncology patients) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p145. [REVIEW]Suzana dos Santos Gomes, Andrea Vaz dos Santos, Luciana Borges de Lima, Salomão Oliveira & Roberta Moura - 2010 - Horizonte 8 (18):145-169.
    O objetivo deste artigo é analisar a ética do cuidado de enfermagem no tratamento de pacientes oncológicos. Optou-se pela pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa cuja metodologia foi dividida em etapas. Na primeira etapa, foi realizado um levantamento de artigos publicados, no período de 2000 a 2009, em periódicos do Scielo, utilizando os descritores: saúde/doença, enfermagem, ética do cuidado e oncologia. Esse levantamento culminou com a seleção de 28 artigos, 21 dos quais foram eleitos posteriormente para leitura aprofundada, assim como para (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Reseña: Alex Ibarra Peña: Filosofía chilena: La tradición analítica en el período de institucionalización de la filosofía.Pedro D. Karczmarczyk - 2012 - Estudios de Filosofía Práctica E Historia de Las Ideas 14 (2):119-121.
    El presente trabajo de Alex Ibarra Peña recoge los resultados de una investigación cuyo tema es la constitución de un campo de estudios ligado a la filosofía analítica en Chile. El autor se propone una tarea informativa y crítica en la que cifra la novedad de su propuesta. En otros términos, la suya es una labor de rescate, de algunos filósofos y corrientes de pensamiento relegados en las narraciones hegemónicas de la institucionalización de la filosofía en Chile y una (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  17
    Making history: agency, structure, and change in social theory.Alex Callinicos - 1988 - Boston: Brill.
    Printbegrænsninger: Der kan printes 10 sider ad gangen og max. 40 sider pr. session.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   15 citations  
  31.  66
    A millennium of Buddhist logic.Alex Wayman - 1999 - Delhi: Motilal Banarsidass Publishers.
    This is volume One of texts (from sanskrit and Tibetan sources) of the two planned volumes on Buddhist Ligic (the second volume to be on topics and opponents).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  32. Communicating in contextual ignorance.Alex Davies - 2021 - Synthese 199 (5-6):12385-12405.
    When A utters a declarative sentence in a context to B, typically A can mean a proposition by the sentence, the sentence in context literally expresses a proposition, there are propositions A and B can agree the sentence literally expressed, and B can acquire knowledge from this testimonial exchange. In recent work on linguistic communication, each of these four platitudes has been challenged, and on the same basis: viz. on the ground that exactly which proposition the sentence expressed in context (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   8 citations  
  33.  32
    !Darwinistas!: the construction of evolutionary thought in nineteenth century Argentina.Alex Levine - 2012 - Boston: Brill. Edited by Adriana Novoa.
    Darwin in Argentina -- Conflicting Systems -- Francisco Javier Muniz (1795-1871) -- Hermann Burmeister (1807-1891) -- Francisco P. Moreno (1852-1919) -- Domingo F. Sarmiento (1811-1888) -- Eduardo Holmberg (1852-1937) -- Florentino Ameghino (1854-1911) -- Jose Ingenieros (1877-1925) -- Carlos Octavio Bunge (1875-1918).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  34.  49
    Art and emotion.Alex Neill - 2003 - In Jerrold Levinson (ed.), The Oxford handbook of aesthetics. New York: Oxford University Press.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  35.  19
    Philosophy for counselling and psychotherapy: Pythagoras to postmodernism.Alex Howard - 2000 - New York, NY: Palgrave.
    This fascinating and thought-provoking book provides much-needed philosophical background for counselors, therapists, and healthcare workers looking for broader, deeper foundations in the struggle to help and make sense of others. While examining the best among 20th century philosophy it shows the wealth of inspiration of earlier centuries, and demonstrates with remarkable clarity the way in which the ideas of, and the relations between, these philosophers can inspire, inform, and underpin much of counseling and psychotherapy.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  36.  7
    Estudos de filosofia portuguesa.José Barata-Moura - 1998 - Lisboa: Editoral Caminho.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  7
    Democracy after the Internet - Brazil between Facts, Norms, and Code.Moura Ribeiro & S. Samantha - 2016 - Cham: Imprint: Springer.
    This book throws new light on the way in which the Internet impacts on democracy. Based on Jürgen Habermas' discourse-theoretical reconstruction of democracy, it examines one of the world's largest, most diverse but also most unequal democracies, Brazil, in terms of the broad social and legal effects the internet has had. Focusing on the Brazilian constitutional evolution, the book examines how the Internet might impact on the legitimacy of a democratic order and if, and how, it might yield opportunities for (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Testimonial Knowledge and Context-Sensitivity: a New Diagnosis of the Threat.Alex Davies - 2019 - Acta Analytica 34 (1):53-69.
    Epistemologists typically assume that the acquisition of knowledge from testimony is not threatened at the stage at which audiences interpret what proposition a speaker has asserted. Attention is instead typically paid to the epistemic status of a belief formed on the basis of testimony that it is assumed has the same content as the speaker’s assertion. Andrew Peet has pioneered an account of how linguistic context sensitivity can threaten the assumption. His account locates the threat in contexts in which an (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  39. Biased against Debiasing: On the Role of (Institutionally Sponsored) Self-Transformation in the Struggle against Prejudice.Alex Madva - 2017 - Ergo: An Open Access Journal of Philosophy 4:145-179.
    Research suggests that interventions involving extensive training or counterconditioning can reduce implicit prejudice and stereotyping, and even susceptibility to stereotype threat. This research is widely cited as providing an “existence proof” that certain entrenched social attitudes are capable of change, but is summarily dismissed—by philosophers, psychologists, and activists alike—as lacking direct, practical import for the broader struggle against prejudice, discrimination, and inequality. Criticisms of these “debiasing” procedures fall into three categories: concerns about empirical efficacy, about practical feasibility, and about the (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   27 citations  
  40.  19
    Mark D. White's The manipulation of choice: ethics and libertarian paternalism. New York: Palgrave Macmillan, 2013, 208 pp. [REVIEW]Alex Abbandonato - 2013 - Erasmus Journal for Philosophy and Economics 6 (2):78.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Conversations on ethics.Alex Voorhoeve - 2009 - New York: Oxford University Press.
    Can we trust our intuitive judgments of right and wrong? Are moral judgements objective? What reason do we have to do what is right and avoid doing what is wrong? In Conversations on Ethics, Alex Voorhoeve elicits answers to these questions from eleven outstanding philosophers and social scientists: -/- Ken Binmore; Philippa Foot; Harry Frankfurt; Allan Gibbard; Daniel Kahneman; Frances Kamm; Alasdair MacIntyre; T. M. Scanlon; Peter Singer; David Velleman; Bernard Williams. -/- The exchanges are direct, open, and sharp, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   10 citations  
  42. A (contingent) content–parthood analysis of indirect speech reports.Alex Davies - 2021 - Mind and Language 36 (4):533-553.
    This article presents a semantic analysis of indirect speech reports. The analysis aims to explain a combination of two phenomena. First, there are true utterances of sentences of the form α said that φ which are used to report an utterance u of a sentence wherein φ's content is not u's content. This implies that in uttering a single sentence, one can say several things. Second, when the complements of these reports (and indeed, these reports themselves) are placed in conjunctions, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  43. Poetry.Alex Neill - 2003 - In Jerrold Levinson (ed.), The Oxford handbook of aesthetics. New York: Oxford University Press.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  44.  16
    Treatment of Sexual Minority Youth: Ethical Considerations for Professionals in Psychology.Alex R. Dopp - 2013 - Ethics and Behavior 23 (1):16-30.
    Treatment of sexual minority youth presents psychologists with a number of challenging ethical considerations. The APA Ethics Code is a valuable resource for addressing these issues, but psychologists require additional guidance in order to provide ethical treatment. This article provides relevant background, an overview of the ethical considerations of treating sexual minority youth, and recommendations to improve upon the current state of awareness and available resources. Psychologists must continually strive to improve our understanding of ethical decisions around treatment, training, and (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45. Hedonism and the Experience Machine.Alex Barber - 2011 - Philosophical Papers 40 (2):257 - 278.
    Money isn’t everything, so what is? Many government leaders, social policy theorists, and members of the general public have a ready answer: happiness. This paper examines an opposing view due to Robert Nozick, which centres on his experience-machine thought experiment. Despite the example's influence among philosophers, the argument behind it is riddled with difficulties. Dropping the example allows us to re-version Nozick's argument in a way that makes it far more forceful - and less dependent on people's often divergent intutions (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   9 citations  
  46. Is sex socially constructed?Alex Byrne - 2018 - Arc Digital (nov 30).
    Three arguments for the thesis that sex is socially constructed are examined and rejected. No such argument could succeed, because sex is not socially constructed.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  47. Just wars: from Cicero to Iraq.Alex J. Bellamy - 2006 - Malden, MA: Polity Press.
    In what circumstances is it legitimate to use force? How should force be used? These are two of the most crucial questions confronting world politics today. The Just War tradition provides a set of criteria which political leaders and soldiers use to defend and rationalize war. This book explores the evolution of thinking about just wars and examines its role in shaping contemporary judgements about the use of force, from grand strategic issues of whether states have a right to pre-emptive (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   16 citations  
  48. Science Communication, Cultural Cognition, and the Pull of Epistemic Paternalism.Alex Davies - 2022 - Journal of Applied Philosophy 40 (1):65-78.
    There is a correlation between positions taken on some scientific questions and political leaning. One way to explain this correlation is the cultural cognition hypothesis (CCH): people's political leanings are causing them to process evidence to maintain fixed answers to the questions, rather than to seek the truth. Another way is the different background belief hypothesis (DBBH): people of different political leanings have different background beliefs which rationalize different positions on these scientific questions. In this article, I argue for two (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49.  5
    Hegel e o Ensino da Filosofia Nos Liceus.José Barata-Moura - forthcoming - Revista Dialectus.
    O texto que ora apresentamos é o conteúdo de uma Palestra proferida em Agosto de 2011, em Lisboa, e discute alguns pareceres de Hegel sobre o ensino da filosofia na Universidade, e especilamente nos Liceus. Nosso objetivo é discorrer sobre as três fundamentais “lições” que se pode inferir das meditações hegelianas acerca do ensino da filosofia, a saber: 1) o professor tem que pensar; 2) a filosofia (e o filosofar) não é tão-somente um mero formalismo; 3) a dialéctica se configura (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Epistemology of language.Alex Barber (ed.) - 2003 - New York: Oxford University Press.
    What must linguistic knowledge be like if it is to explain our capacity to use language? All linguists and philosophers of language presuppose some answer to this critical question, but all too often the presupposition is tacit. In this collection of sixteen previously unpublished essays, a distinguished international line-up of philosophers and linguists address a variety of interconnected themes concerning our knowledge of language.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   17 citations  
1 — 50 / 999